Jack faz-tudo

 

Se você já foi a algum dos espetáculos do Festival do Teatro Brasileiro (e deveria ter ido a todos!), já deve ter reparado no sujeito de barba, meio nervosinho, que fica assistindo às peças do fundo da sala. Fique sabendo que ele é Jack Garcia, coordenador técnico do FTB na etapa gaúcha. Entre suas tantas atribuições, está zelar para que os grupos estejam tranquilos para subir ao palco, sem se preocuparem com problemas de som, de luz, do espaço, de cenografia,…

É muita responsabilidade, mas Jack, ex-roqueiro nos anos 90 com a banda Meqtrecs Suplicantes, não reclama. Diz que o segredo é ficar frio quando todos estão naturalmente ansiosos para que tudo corra bem:

– Quando a peça começa, me emociono não só como espectador, mas como alguém que participou de alguma forma do processo que levou o espetáculo a cartaz.

Ele compara esse processo ao nascimento de um filho – mas o público só assiste ao parto, enquanto a equipe técnica se encarrega de garantir uma gestação tranquila. No caso da coordenação técnica, o trabalho foi praticamente full time desde maio, quando a equipe recebeu os pedidos dos grupos quanto a luz, som, cenário, tipo de palco, entre outras demandas.

O pós-parto às vezes é complicado. Jack lembra que não dormiu de sexta para sábado passados – foi o momento mais “dramático” até agora para a produção do FTB: conduzir com sucesso a desmontagem de “Tio Vânia” e a montagem de “Coreografia de Cordel”, sem intervalo.

O frio dos últimos dias – estamos na maior onda de frio que Porto Alegre já experimentou nos últimos cem anos! – também complicou. No espetáculo “Cortiços” alguns atores se molhavam em cena, e uma atriz mergulhava parte da cabeça em uma tina d’água.

– Se a água não fosse aquecida, estaria a uns 2°C – avalia Jack. – Instalamos dois aquecedores de aquário de 1000W cada um que esquentaram a água. Para circular a água, havia outro tanque instalado nos bastidores. E uma bomba d’água funcionando fora do teatro, para não vazar o barulho.

Tipo de parto que o Jack faz-tudo gosta de fazer.

Anúncios

Uma resposta para “Jack faz-tudo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s